BLOG DA E2

Notícias sobre nossos projetos e o mercado imobiliário
3 de setembro de 2019

Mantenha a casa arejada no inverno

Fungos e mofos são organismos vivos que se proliferam em residências e em algumas situações, sendo mais comum em imóveis fechados há algum tempo ou em ambientes quentes, úmidos, que não possuem circulação de ar e recebam pouca iluminação natural e em consequência de infiltrações e vazamentos presentes no imóvel.

A realização de reformas e construção de coberturas ou fechamentos em volta da residência, reduz a circulação de ar e impede a incidência solar de forma natural nos cômodos.  Este item atrelado ao fato da cidade de Vitória da Conquista ter uma altitude elevada, onde a oscilação de temperatura é constante, gera ambientes propícios ao surgimento de mofo e bolor.

No entanto, algumas medidas podem ser adotadas para evitar a proliferação do mofo:

1. Janelas e portas:
Evite que a casa fique abafada e sem a circulação do ar, dessa forma os ambientes ficam mais propícios para à proliferação do mofo. Com as temperaturas mais amenas, temos a propensão de fechar as janelas e portas, no entanto, o ideal é que fiquem abertas pelo menos durante o dia para que o ar circule e tenha incidência do sol, o que auxilia também na iluminação dos ambientes.

2. Cuidados com as roupas de cama:
No inverno as pessoas costumam retirar do armário as roupas de cama mais quentes, como os cobertores mais pesados que ficaram meses guardados sem utilização, o que pode causar a proliferação de mofo no tecido. Por isso, é importante que antes de utilizar esses itens, seja feita uma limpeza e deixe um tempo exposto à circulação de ar.

3. Banheiro:
O banheiro é o ambiente que se deve ter mais cuidado devido à presença de umidade. A única forma de evitar fungos e mofo é ventilar o ambiente, deixando a porta aberta após o banho.

4. Ventilador, desumidificador e ar condicionado:

Para a melhoria do ar e maior ventilação, esses aparelhos podem ser utilizados para auxiliar na prevenção do mofo.

5. Como remover o mofo das paredes:
Nas paredes que não são porosas, é possível remover o mofo com uma escova de cerdas duras e produto anti-mofo, mas esse procedimento só funciona assim que o mofo surgir.

A equipe da E2 Engenharia está apta a ajudá-lo a preservar seu imóvel, tornando-o mais confortável, melhorando o uso e diminuindo os custos com manutenção.

× Fale com o corretor